sábado, 27 de julho de 2013

Joventude mostre sua cara



Jovens apoiados pelo Centro Juazeiro participaram do acampamento territorial realizado pela Visão Mundial.











O evento aconteceu em Olho D´água do Milho no Município de Caraúbas de 21 a 23 de julho.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Prefeitura Municipal  de Messias Targino, através  da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, realizou na quarta e quinta-feira, na comunidade Logradorzinho,  ensilagem de sorgo, para o agricultor familiar  Torquato Teixeira  de Lira.


Segundo o secretário Paulo Rodrigues, a ensilagem já foi realizada em outras comunidades este ano. “Devido às poucas chuvas este ano aumentou a procura pela ensilagem”, informou o secretário.

A ensilagem consiste na reserva de folhagens, através de ensilagem de culturas de sequeiro como: capim elefante, sorgo e milho para alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.

Para realizar a ensilagem a prefeitura entra com a infraestrutura como trator e combustível, já os agricultores familiares entram com mão-de-obra.



sábado, 20 de julho de 2013

Feira da Agricultura Familiar de Almino Afonso/RN

Agricultores familiares de Almino Afonso criam Feira de Economia Popular Solidária

Aconteceu hoje o lançamento da Feira da Agricultura Familiar no Município de Almino Afonso, com a garra e a determinação dos camponeses a feira chamou a atenção da população que apoio e valorizou os produtos da terra.

A feira iniciou as 6:00h da manhã, as famílias contaram com o apoio da Igreja com a benção do Pe Américo Leite.

Durante a feira, as famílias comercializaram diversos produtos, inclusive comidas com bolo, salgado, hortaliças, queijo, carne caprina, ovos caipira, tapioca, polpa de fruta e caldo de cana.



O Artesanato foi um grande sucesso durante a feira, diversos inclusive louça de barro.


O Grupo de mulheres do Exu apresentou e comercializou diversas peças de artesanato de palha.




As hortaliças foram destaques e juntamente com o queijo foram os produtos mais procurados pela população.

Professor Aluisio Dutra
Durante todo o processo preparatório as famílias contaram com o apoio da FM Educativa de Almino Afonso e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.




Parceiros Importantes:





terça-feira, 16 de julho de 2013

Lançamento da Feira da Agricultura Familiar de Almino Afonso

Convite!

O Conjunto das organizações da sociedade civil no Município de Almino Afonso/RN vem por meio deste convidar Vossa Senhoria para participar do lançamento da Feira da Agricultura Familiar que acontecerá neste próximo sábado dia 20 de julho a partir das 6:00h da manhã em frente a Igreja Matriz no centro da cidade.



Estão juntos nessa luta o Centro Juazeiro e o Seapac, além dessas organizações, apoiam essa feira o Sindicato dos Trabalhadores e a Prefeitura Municipal.

A Feira da Agricultura Familiar é uma ação de Economia Popular Solidária, essa ação vem possibilitar a geração de novas oportunidades de inserção social pelo trabalho, propiciando: 

Democratização da gestão do trabalho; conhecimento sobre os segredos da produção; valorização das relações de cooperação; distribuição de renda e fortalecimento do desenvolvimento local sustentável.

Por ocasião da feira a população terá uma diversidade de produtos como hortaliças, frutas, ovos, galinha, comidas típicas, artesanato entre outros produtos.

A Visão Mundial e a Rede Xique Xique apoiam essa ação.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Caravana do ECA em Almino Afonso/RN

Centro Juazeiro promove mais uma 
Caravana de comemoração dos 23 anos do ECA

Toda equipe do Centro Juazeiro estará hoje no Município de Almino Afonso para promover a Caravana de comemoração dos 23 anos do ECA, nessa atividade conta-se com as parcerias da Prefeitura Municipal de Almino Afonso, do CREAS e CRAS e das escolas. 


O Evento espera uma grande participação dos estudantes, crianças e adolescentes. Haverá muitas brincadeiras, palestras educativas e leitura coletiva. Para essa realização o Centro Juazeiro conta com o apoio da Visão Mundial.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prefeitura de Messias Targino realizou distribuição de 50 mil alevinos.

Prefeitura realizou distribuição de 50 mil alevinos.


A Prefeitura de Messias Targino, através  da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, que tem a frente, o secretário Paulo Rodrigues Dantas, realizou na semana passada a distribuição de 50 mil alevinos de várias espécies, como forma de aumentar a produção e também a qualidade.
Prefeito Arthur Targino e o agricultor Afrodisio Santos
O prefeito  do município, Arthur Targino (PMDB), participou da entrega dos  50 mil alevinos, que aconteceu em frente a sede da prefeitura. “Com o peixamento estamos atendendo os pescadores, produtores rurais e a população como um todo, que passará a dispor, em maior volume de um alimento de alto valor nutricional”, destacou o  prefeito Arthur.

Paulo Rodrigues, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, disse que  devido ao período de estiagem muitos açudes ficaram completamente secos, mas com as chuvas  alguns açudes sangraram  e outros estão com bom nível de água. Por isso, da necessidade de ser realizado o trabalho de peixamento que  tinha sido suspenso devido a seca.  “O trabalho de peixamento beneficiou  todos os açudes do município”, esclareceu o secretário.

Aderban Medeiros técnico da EMATER

Centro Juazeiro comemora os 23 anos do ECA com uma Caravana educativa

Caravana de Comemoração dos 23 anos do ECA em Patu

 Centro Juazeiro comemora os 23 anos do ECA com crianças 

e adolescentes ao lodo dos parceiros em Patu/RN. O evento 

contou a parceria da Prefeitura Municipal, do CREAS, do 

CRAS e das Escolas. Teve todo apoio da Visão Mundial por 

meio do PDA Novo Sertão

Equipe do PSF de Patu apresentou diversas palestras educativa


Momentos especiais com as crianças ... estimulo a leitura









Brincadeiras





terça-feira, 9 de julho de 2013

23 Anos do ECA

23 Anos do ECA

O ECA é de fácil entendimento e está descrito de forma clara, para que toda sociedade possa compreender e colaborar na formação pessoal e profissional das crianças e adolescentes.
Entre as principais vitórias conquistadas pelo ECA estão: a diminuição dos casos de mortalidade infantil, redução do trabalho infantil, além da queda no índice da gravidez na adolescência.
  
 Os indicadores mostram um relevante progresso em prol das crianças e adolescentes. Em grande parte, em decorrência do ECA, que é uma das principais ferramentas de garantia do cumprimento dos direitos dos meninos e meninas de todas as classes sociais

No entanto, ainda há muito mais a ser feito para que o estatuto cumpra plenamente seu dever de proteger os jovens e conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância de exercer os direitos não só no papel, mas também na realidade.

Centro Juazeiro realizará evento de comemoração dos anos do ECA

Centro Juazeiro realizará evento de comemoração dos 23 anos do ECA

O Centro Juazeiro por meio do PDA NOVO SERTÃO com a parceria da Visão Mundial realizará amanhã dia 10 de julho um evento de comemoração dos 23 anos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse evento conta com a participação e parceria da Prefeitura Municipal de Patu.


O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adequar a legislação aos princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que aconteceu em novembro de 1989. Antes disso, em julho do mesmo ano, nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instaurado pela lei 8.069

O estatuto reforçou alguns preceitos já determinados pela Constituição de 1988, como a proteção integral de crianças e adolescentes e a prioridade na formulação de políticas públicas, na destinação de recursos da União e no atendimento de serviços públicos. A lei considera crianças os que têm até doze anos de idade e adolescentes aqueles que têm entre 12 e 18 anos. 

O ECA estabelece que é dever do Estado, da família e da sociedade garantir o direito de crianças e adolescentes à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção do trabalho. Além disso, prevê a proteção contra qualquer forma de exploração, discriminação, violência e opressão. 

Feira da Agricultura Familiar de Almino Afonso/RN

Organizações planejam o lançamento da

Feira da Agricultura Familiar de 

Almino Afonso/RN



Mercado Publico Municipal
Centro Juazeiro em parceria com a Visão Mundial e Seapac trabalham no Município de Almino Afonso na busca do fortalecimento da Agricultura Familiar de base camponesa, nesse sentido, todos estão empenhado nesse momento para o planejamento da Feira da Agricultura Familiar do Município. 
Nesta próxima sexta feira na sede do Sindicado dos Trabalhadores de Almino Afonso acontecerá mais uma reunião com parceiros e camponeses para tratarem dos últimos detalhes para o lançamento que acontecerá no sábado, dia 20 de julho.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Centro Juazeiro firma parceria com a Visão Mundial

Centro Juazeiro firma parceria com a 
Centro Juazeiro fecha importante parceria com a Visão Mundial para execução do PDA Novo Sertão – Programa de Desenvolvimento de Área. Até o momento o PDA vinha sendo executado direto pela Visão Mundial, após longa conversa e discussão o Centro Juazeiro assume todas as ações e atividades para o PDA Novo Sertão que envolve os Municípios de Patu e Almino Afonso. 
Segundo o Coordenador Administrativo Expedito Alves de Oliveira a responsabilidade é grande, mas todos nós que fazemos essa importante organização estamos consciente e firme para com os nossos compromissos ora assumidos. O Centro Juazeiro por meio do PDA Novo Sertão através dessa parceria com a Visão Mundial trabalhará com três projetos: Educação, Patrocínio e Liderança atendendo 1275 crianças e 394 adolescentes, em 71 Comunidades dos Municípios de Patu e Almino Afonso.


A Coordenação do PDA Novo Sertão continua com Leidianni Fernandes de Almeida Jales, Pedagoga e que fez nesses últimos anos um excelente trabalho junto com toda a equipe do PDA nos Municípios de Patu e Almino Afonso.


O Conselho Diretor do Centro Juazeiro já está com a sua equipe formada para dar continuidade aos trabalhos contará com uma equipe de 13 pessoas preparadas para o trabalho. 

O Conselho Diretor do Cetro Juazeiro acredita que esse foi um dos grandes e importantes passos dados até o momento. Isso nos possibilitará ampliar as nossas ações, fortalecer o trabalho da Visão Mundial e acima de tudo melhorar a vida de crianças, adolescentes e suas famílias.