sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comunidade Negra do Jatobá, celebra e Inaugura a Mini adutora “João Luiz de Aquino”

Ontem foi um dia especial para a Comunidade Negra do Jatobá, Comunidade Quilombola do Município de Patu/RN. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas destacamos: Evilásia Gildênia (Prefeita de Patu), Gorete Dantas (Vice Prefeita), João Maria e Dinarte (Representantes do PDS), Expedito Alves (Fumac), Fabrício Edino e Leidianni (Centro Juazeiro), Raquel (Núcleo Sertão Verde), Maria Helena Gentil (Presidente da Câmara Municipal), Lucélia Ribeiro (Vereadora), Dr. Ednardo Moura (Seretário de Saúde), Rivelino Câmara (Secretário de Administração e Finanças), Carlos Godeiro (Secretário de Turismo e Meio Ambiente), Valmir Alves (MDA), Aluísio Dutra (FIOS), Maria José (Presidente da Associação dos Quilombolas), Edno Azevedo (STR), Dr. Judson (Médico do PSF). Um destaque importante foi a participação efetiva da Comunidade e de seus parêntese e familiares.

O primeiro momento foi a inauguração de fato, porém no lugar da placa foi feito o plantio de uma árvore, uma muda de jatobá foi plantada por Sr. Chico Luiz, filho de João Luiz de Aquino. Desse modo, a inauguração aconteceu. Nesse momento, também a Presidente da Comunidade deu as boas vindas a todos e todas e agradeceu aos parceiros pela grande conquista.
Em seguida o Grupo de Jovem “Beleza Negra” fez uma linda apresentação contando um pouco a história da Comunidade. Depois disso, foram feitos depoimentos por Sandra da Silva, falando e relatando da conquista e ressaltando o antes e o depois. Lembrou da vida sofrida que levavam quando iam buscar água “de jumento”; “de carroça”; “com a lata dágua na cabeça”, em fim, o sofrimento agora teve um fim. Ainda segundo Sandra da Silva “agora temos o nosso direito conquistado, com muita luta, determinação, união e temos a certeza que iremos zelar e cuidar disso pelo resto das nossas vidas”.
A partir da conquista da água outros projetos e ações estão sendo desenvolvidos, como por exemplo o Viveiro de mudas, a horta agroecológica, a arborização, o fortalecimento da criação de animais e a produção nos quintais.
Após as falas de todos os parceiros importantes e das pessoas da comunidade, nós que fazemos a equipe técnica do CENTRO JUAZEIRO temos a certeza de que a Comunidade Negra do Jatobá está conseguindo depois de muitas décadas buscar os seus direitos e o desenvolvimento comunitário. Temos a certeza de que parte disso vem de um esforço conjunto feito pela comunidade em parceria com o Centro Juazeiro, o Núcleo Sertão Verde, a Rede Pardal, o PDA Novo Sertão, a Associação Santa Terezinha o FUMAC, o STTR, a Prefeitura Municipal, MDA, o INCRA e tantas outras entidades que buscam o fortalecimento da agricultura familiar, cita Leidianni Fernandes de Almeida Jales.

Vereadora Lucélia do PT


Represntantes de Govenro e Entidades da Sociedade Civil Organizada












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!