sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Seminário Municipal de Agrocologia e Convivência com o Semiárido foi realizado com sucesso.


Seminário Municipal de Agrocologia e Convivência com o Semiárido foi realizado com sucesso.
 
Foi realizado no sábado(8) na Câmara de vereadores de Messias Targino, o Seminário Municipal dAgroecologia e Convivência com o semiárido que reuniu
mais de 50 participantes do município de Messias Targino, Janduís e Patu.
As organizações que promoveram o evento avaliaram que foi um sucesso pela participação e o bom nível de discussões a cerca das questões ligadas a agroecologia e convivência com o semiárido.



Durante a abertura do evento fizeram uso da palavra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, Pôla Pinto, Fabrício Edino Jales e Carlos George do Seapac, Maria Darineide PDA Carnaúba, Katiúscia Pinto Fórum da Agricultura Familiar, Paulo Rodrigues Dantas Secretário Municipal de Agricultura e Expedito Alves do Centro Juazeiro. Todos destacaram a importância do evento para os agricultores familiares a para região que sofre com os graves efeitos da estiagem.

O engenheiro agrônomo Fabrico Edino Jales do Seapac fez uma apresentação apontando a estratégia de convivência com o semiárido com foco no cultivo de palma forrageira.

Já o agricultor familiar Torquato Teixeira Neto da comunidade Logradorzinho mostrou sua experiência do cultivo de palma adensada que foi implantada em sua propriedade como também os resultados da produção.

 
Os participantes do Seminário Municipal de Agroecologia e Convivência com o semiárido tiveram oportunidade de conhecer experiência do cultivo de palma adensada na comunidade Logradorzinho onde conheceram também todo processo que envolve o plantio.
Já na parte da tarde a discussão foi voltada para a temática da organização das mulheres do município. Uma das definições foi a participação de uma representação de mulheres de Messias Targino na Marcha Mundial das Mulheres realizará amanhã, das 8h às 13h, a atividade "24 horas de Ação Feminista", em Apodi, um ato de solidariedade às famílias camponesas do município que reclamam da fórmula adotada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), para a execução do projeto de irrigação destinado a região.




O Seminário Municipal de Agroecologia e Convivência com o semiárido foi promovido pelo conjunto das organizações que apoiam a Agricultura Familiar do Município, Visão Mundial através dos PDAs Carnaúba e Novo Sertão, Centro Juazeiro, Seapac, Sintraf, Emater local ,Fórum da Agricultura Familiar e Prefeitura através da Secretária Municipal de Agricultura.

Fonte:Site do Pôla Pinto

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UFERSA REALIZOU INTERCÂMBIO EM APODI Estudantes dos Cursos de Agroecologia do IFRN de Ipanguaçu e de Agronomia da UFERSA, acompanhados de seus Professores, participaram de evento no âmbito do Projeto Avaliação, Introdução e Difusão de Cultivares de Arroz de Tipos Especiais e Tecnologia para Produção no Vale do Apodi-RN, coordenado pelo Professor Dr. Neyton de Oliveira Miranda, financiado pelo CNPq, com parceria entre UFERSA, EMBRAPA Meio Norte, SEAPAC, Coopervida, STTR-Apodi e APAVA.


O evento ocorreu na tarde do dia 30 de outubro de 2012, nas comunidades de Santa Rosa e Baixa Fechada, e contou com número expressivo de agricultores do Vale do Apodi, o presidente do STTR, Sr. Edilson, e o presidente da APAVA, Sr. Francisco Junior. Além dos estudantes do Curso de agroecologia do IFRN de Ipanguaçu, acompanhados pelos professores Paulo Sidney Gomes, Saint Clair Lira e Geraldo (Fotografias 1 e 2), e de estudantes de Agronomia da UFERSA, acompanhados pelo Prof. Neyton Miranda e Engº. Agrº. José Flaviano B. de Lira estiveram presentes o prefeito eleito de Apodi, Sr. Flaviano Monteiro, acompanhado de alguns vereadores. Durante o evento foram desenvolvidas exposições sobre as Unidades Demonstrativas de Arroz Vermelho Orgânico e sobre o Ensaio de Cultivares de Arroz vermelho coordenado pela EMBRAPA Meio Norte.
Para o Professor Coordenador do Projeto no vale do Apodi Dr. Neyton de O. Miranda(fotografia 3), atividades como essa tem o objetivo de transferir para estudantes de ensino técnico e superior conhecimentos sobre os estudos desenvolvidos para reduzir impactos ao meio ambiente, desenvolver alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e social. Além disso, difundir tecnologias sobre a cultura do arroz orgânico para as famílias agricultoras do Vale e de outros municípios.O encerramento das atividades constou de uma visita à sede da comunidade de Baixa Fechada, onde ocorreu um debate sobre o sistema  orgânico de produção de arroz vermelho e as formas da áreas. Neste debate foram levantados e debatidos vários temas, entre eles a organização da comercialização da produção, custo da produção, logística do produto, assessoria técnica, importância da cultura para região, políticas publicas voltadas para o desenvolvimento da cultura em sistema orgânico, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal). Estes temas foram levantados pelos estudantes e agricultores e debatidos pelos agricultores, professores, Presidente do STTR de Apodi, prefeito Eleito Professor Flaviano Monteiro, que se comprometeu com a causa dos produtores de arroz, afirmando que pretende incluir pelo menos 30% da merenda escolar do município produtos proveniente da Agricultura Familiar, além de dar maior atenção a parcerias com entidades como a UFERSA, desenvolver projetos de pesquisa juntamente com a APAVA Fotografia 1.
Na avaliação dos participantes do intercâmbio, este projeto de Extensão Tecnológica para Agricultura Familiar é muito importante, pois foram conhecidas experiências de pesquisas participativas e projetos de geração de emprego e renda para a área rural que vem dando certo, fixando as famílias no campo, como também da Universidade sair de seus muros e realizar pesquisa-ação, mostrando as famílias camponesas como produzir sustentavelmente.
Este projeto que está sendo desenvolvido pela UFERSA em parceria com a APAVA, EMBRAPA, STTR e SEAPAC, é seqüência de um trabalho de pesquisa participativa que surgiu de demandas das comunidades, para resolução de problemas como de salinização do solo, diminuição da produtividade, dificuldade de comercialização, mercado justo e pesquisas em agroecologia, iniciadas a partir da criação da APAVA em 2005. A partir de então, dissertações de Mestrado, Monografias e até mesmo Tese de Doutorado foram desenvolvidas, contribuindo para fortalecimento da APAVA e dando início a uma transição agroecológica na produção de arroz vermelho no Vale do Apodi.
De acordo Responsável técnico do Projeto, o Engenheiro Agrônomo e Bolsista do CNPq José Flaviano B. de Lira, o desafio da universidade, em conjunto com SEAPAC, APAVA, STTR de Apodi e demais parcerias, é tornar o RN o maior produtor de arroz Vermelho em sistema orgânico de produção, de forma a melhorar a sustentabilidade das famílias dos vales do RN. Outro fator favorável no estado são as condições climáticas e disponibilidade de água, que favorecem o cultivo em dois períodos do ano. Isso contribui para o aumento da produção do estado, sendo necessárias políticas que reforcem a comercialização, agentes financeiros e assistência técnica para potencializar o desenvolvimento da atividade. O Engenheiro Agrônomo José Flaviano colocou também a importância das atividades de capacitação dos agricultores associados à APAVA e da necessidade de urgente de aglutinar forças políticas  nas esferas municipal, estadual e federal
No sentido de potencializar  a eficiência do cultivo desse precioso cereal que atualmente é o mais plantado no mundo.Para ele,esse é mais um motivo para que o norte Rio grandece possa investir nessa cultura em sistema orgânico de produção  no sentido de fazer a transição desses sistemas produtivos na perspectiva da agroecologia. E assim, num futuro bem próximo dinamizar toda a tecnologia de produção para que a cada vez mais se produza mais, garantido um aumento da renda das famílias que trabalha com o Arroz da Terra.
                                          Foto: Intercâmbio IFRN
                                          Foto: Eng. Agrônomo Flaviano Barbosa de Lira
                                          Foto: Agricultores
                                          Foto: Arroz Vermelho em Sistemas Orgânico


                                              
            

sábado, 28 de julho de 2012

Imagens do Intercâmbio Experiências Agroecologicas em Messias Targino

Imagens do Intercâmbio Experiências Agroecologicas em Messias Targino
Sitio de Torquato - Cultivo de None (para lambedor)

Sitio de Torquato - cultivo de Moringa (feno)

Fabrício Edino _ SEAPAC - Feno da Moringa - Ração animal

Fabrício Edino - SEAPAC - Cultivo de Hortaliça e produção de sementes

Produção de calda nutritiva

Usa da calda nutritiva na fertirrigação com o uso do PULMÃO.


Zé de Militão - Agricultor Familiar experimentador

Discussão sobre agroecologia e combate a desertificação e avaliação do intercâmbio
O Intercâmbio aconteceu em Messias Targino organizado pelo Centro Juazeiro, SEAPAC e Visão Mundial.

Imagens do I Seminário de Convivência com o Semiárido Patuense

Imagens do I Seminário de Convivência com o Semiárido Patuense

Mesa de Abertura do Seminário
Fabrício Edino - SEAPAC, Francisco Cardoso - Centro Juazeiro, José Marcondes - STTR, Iracema Maniele - Sertão Verde, João Fernandes - BNB, Leidiane Jales - PDA NOVO SERTÃO/VISÃO MUNDIAL e Dr. Ednardo - Prefeitura Municipal de Patu
Boa participação de agricultores familiares de Patu e convidados
Destaque para a coordenadora do PDA Novo Sertão - Visão Mundial - Leidiane Jales

Destaque para coordenador do FIOS e Presidente do STR José Marcondes
Destaque para o diretor do Cap - Jozenir Calixta


Relatos de experiências de instalação de Mini adutora na Zona Rural de Patu - Comunidade Rajada
Relatos de experiências de instalação de Mini adutora na Zona Rural de Patu - Comunidade Quilombolas do Jatobá
Participação do Secretário de Recursos Hídricos do RN - Gilberto Jales
Participação de representantes das comunidades rurais de Patu
Participação da Secretaria de Agricultura de Patu através do secretário Ricardo Vieira
Participação do Banco do Brasil apresentando linha de crédito para a agricultura familiar, através do bancário Ronildo Timóteo
Participação do Banco do Nordeste apresentando linha de crédito para a agricultura familiar, através do agente de desenvolvimento João Fernandes
Participação da CONAB apresentando ações do Programa Compras Governamentais a través do técnico João Maria
Participação da ASA Potiguar

José Procópio, Iracema Maniele ( ASA Potiguar ) e Aluisio Dutra (Fórum Associações de Patu)
No final do seminário foi encaminhado que será constituída uma comissão com representantes de diversas entidades organizadas do município, onde será elaborado um documento contendo reivindicações de ações emergenciais com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem no município de Patu, com o aval da comissão de defesa civil do município. O documento será entregue a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos para as possíveis providências. 
 NOTA do BLOG: O Fórum das Organizaçãoes Sociais de Patu, juntamente com o SEAPAC, STR, PDA Novo Sertão, Secretaria Municipal de Agricultura e Centro Juazeiro fizeram a sua parte em promover um seminário para discutir, apresentar saídas e reinvindicar soluções. O bola agora está com os organizismos govennamentais.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Patu Vai Sediar Seminário de Convivência com o Semiárido

Patu Vai Sediar Seminário de Convivência com o Semiárido

Neste dia 25 de julho de 2012 o município de Patu estará sediando o I Seminário de Estratégias de Convivência com o Semiárido, "Buscando Alternativas", no auditório do Campus Avançado de Patu. O Seminário é uma realização das seguintes entidades: Fórum das Organizações Sociais de Patu, SEAPAC, Centro Juazeiro de Assistência Técnica, PDA Novo Sertão "Visão Mundial", Prefeitura Municipal de Patu através da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patu e Campus Avançado de Patu - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O seminário terá como público alvo agricultores familiares e produtores rurais do nosso município que já estão sendo afetados com a situação de estiagem que assola o nosso estado e região. 
O objetivo do seminário é refletir e discutir sobre ações de convivências com o semiárido patuense, em busca de fortalecimento e melhoria da qualidade de vida dos camponeses e camponesas.
  • Reflexão sobre a conjuntura local – diagnóstico situacional;
  • Programas governamentais;
  • Programa e ações da sociedade civil organizada.

    Programação - Dia 25 de Julho:
    Manhã
      08:00 às 08:30h – Café da manhã
      08:00 às 09:00h – Recepção e entrega de material
      09:00 às 09:20h – Abertura
      09:30 às 10:00h – Apresentação do Diagnóstico da atual situação (realizado pelo PDA Novo Sertão e FIOS) e apresentação das experiências de mini adutoras em Patu – Fabrício Edino, Sandra e Marilia
      10:00 às 11:30h – Mesa com o tema: Políticas publicas de convivência com a seca
      - Gilberto Jales – Sec. Estadual de Recursos Hidricos.
      - PRONAF e Outros Créditos: (BB e BNB)
      - Assessoria Técnica – (EMATER)
      11:30 às 12:30h – Debate
      12:30 às 13:30h - Almoço

    Programação a Tarde
    14:00 às 14:30h – Mesa com o tema::
    - Programas e ações de convivência com o semiárido:
    - Compras Governamentais: (CONAB)
    - José Procópio de Lucena - Asa Potiguar

    16:00h – Encaminhamentos finais.

    O I Seminário de Estratégias de Convivência com o Semiárido, "Buscando Alternativas" terá a participação de diversas entidades, através de seus representantes debatendo temas de interesse dos participantes.
      




    

Realização