segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Seminário de Economia Solidária de Patu aponta novos rumos


O I Seminário de Economia Solidária de Patu envolveu mais de 70 agricultoras e agricultores de Patu e Almino Afonso além de outros 20 representantes de ONGs, STR e Prefeitura. Foi um grande momento de reflexão sobre a importância da Economia Popular Solidária.

No primeiro dia contou-se com a Apresentação da Experiência da ACORDI – Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural da Comunidade da Divisa, uma importante experiência de produção agroecológica assessorada pelo Centro Juazeiro, pala Associação Santa Terezinha e pelo PDA Novo Sertão. Em Seguida os Engenheiros Agrônomos Fabrício Edino do Centro Juazeiro e Carlos George do SEAPAC fizeram palestra sobre a importância da Agroecologia. Na parte da tarde foi a vez do Agrônomo da Rede Xique Xique e do Centro Juazeiro o Sr. Raniere Barbosa fazer uma exposição sobre o PNAE e logo após a Sra Maria José Barbosa contou a experiência da Feira Agroecológica de Messias Targino e Janduis e por final Edjarles apresentou a experiência da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária. Por fim foi feito um grande debate sobre essas importantes e valiosas experiências.

No segundo dia a Equipe do PDA Novo Sertão apresentou os dados do levantamento da produção de Patu e Almino Afonso, uma coisa que nos chamou a atenção foi o percentual de pessoas que utilizam venenos e a grande produção que é comercializada através de atravessadores. Ainda no período da manhã foi feito um grande debate com Emerson Censi da AACC/REDE PARDAL/FORUM NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA/ASA.

Em uma avaliação rápida todos comentaram que o encontro foi de grande importância, pois marca o primeiro passo que os movimentos, ONGs, Sindicato, Prefeitura e Trabalhadores e trabalhadoras rurais deram na reflexão e na ação pro positiva para uma melhoria da qualidade de vida das famílias Patuense. Ao final ficou definido que as organizações parceiras farão discussão para a criação do núcleo da Rede Xique Xique em Patu.

Entidades que contribuíram com a organização desse encontro:
Centro Juazeiro
PDA Novo Sertão
PDA Carnaúba
Associação Santa Terezinha
Visão Mundial
Prefeitura de Patu
STR de Patu
FUMAC
SEAPAC
REDE XIQUE XIQUE
AACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!