quinta-feira, 28 de julho de 2011

Comunidades Quilombolas, trocando experiência em agroecologia e conhecimento cultural.

Comunidades Quilombolas, trocando experiência em agroecologia e conhecimento cultural.


Durante os dias 21 e 22 desse mês a Comunidade Negra do Jatobá, Município de Patu-RN participou de um grande intercâmbio com a Comunidade Conceição das Crioulas no Município de Salgueiro-PE. Esse intercâmbio faz parte do projeto de ATER QUILOMBOLA, executado pela Núcleo Sertão Verde com a parceria do Centro Juazeiro e com apoio do Governo Federal.

Feira de Produtos Orgânicos

O Nosso grupo foi recebido por quilombolas da Comunidade Conceição das Crioulas e de entrada conhecemos a feira de produtos orgânicos, produzido pelas próprias famílias. Conhecemos também a produção de artesanato, uma preciosidade feita pelas pessoas que ali vivem, cada boneca conta a história de vida de uma mulher.

Visitamos a horta de uma família que produz hortaliça com princípios ecológicos, com essa ação a família melhorou 100% a alimentação e consegue um retorno econômico de no mínimo de 400,00/mês. além da horta conhecemos a produção de polpa feita com frutas nativas da região como o umbu e a acerola essa ultima ação é feita por mulheres e rende 400,00/mês para cada mulher.

Grupo: Beleza Negra - Jatobá Patu
Ciranda cultural envolvendo as duas comunidades
A cultura dessas comunidades é muito forte! para o intercâmbio ficar completo aconteceu de forma natural  uma grandiosa troca de saberes culturais, foi ai que iniciaram as apresentações culturais, nesse momento tanto a Comunidade Conceição das Crioulas quanto a Comunidade Negra do Jatobá fizeram suas apresentações culturais com danças e musicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!