terça-feira, 30 de agosto de 2011

Agrofloresta, a sustentabilidade do planeta terra

Agrofloresta, a Sustentabilidade do Planeta Terra

Hoje a agricultura tradicional vem aos poucos destruindo o nosso planeta, toda a base da agricultura se inicia com o desmatamento, em seguida a queimada, uso de maquinas pesadas, monocultivos de sementes melhoraras, uso de adubos químicos e para concluir o crime finalizamos com a aplicação de venenos.

Para muitos não existe meios de como produzir alimentos suficiente para toda a população mundial se não passar por uma agricultura que tenha “tecnologia de ponta” ou seja, o agronegócio, para nós do Centro Juazeiro e da Rede Pardal temos a convicção de que a agricultura mundial tem que passar necessariamente pelo domínio da agricultura familiar, porém temos a certeza de que essa agricultura familiar tem que se apropriar dos princípios da agroecologia e de forma fundamental dos sistemas agroflorestais. Temos que intensificar as nossas experiências práticas, não podemos esperar pelo conhecimento cientifico, mesmo sabendo que é importante.

A agrofloresta é o manejo que integra a agricultura, a floresta (caatinga) e o ser humano. As plantas agrícolas convivem com as florestais num caminho rumo à complexidade, com qualidade e quantidade de vida consolidada com todas as inter-relações possíveis.

A estratégia do Planeta Terra é a Vida!

Inicie uma experiência em Agrofloresta!

A agrofloresta é uma tentativa de harmonizar as atividades da agricultura com os processos naturais da vida existentes em cada lugar em que atuamos.

O Centro Juazeiro está criando em parceria com outras entidades um Grupo de Agricultores com interesse em construir essa nova estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!