segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Agricultores de Messias Targino fazem Manejo da Caatinga

O Centro Juazeiro iniciou em 2008 uma série de capacitações na ação sobre Manejo da Caatinga, através do PPRONAF COMUM e do FNE RURAL as famílias beneficiadas realizaram o Raleamento da Caatinga. Hoje totalizando uma área de 90ha de mata raleada. O Raleamento é o primeiro passo de todo o processo. O interessante é que essa técnica está sendo feita sem a queimada. Os próximos passos serão o Rebaixamento e o Enriquecimento.


Raleamento – Consiste em diminuir o número de árvores/há, reduzindo a densidade de espécies de baixo valor forrageiro e madeireiro (ex: marmeleiro, malva branca). Com a diminuição no número de árvores, em áreas onde há banco de sementes de espécies herbáceas, há aumento na disponibilidade destas para uso na alimentação animal.
Rebaixamento – Consiste em cortar a uma altura em torno de 70 cm espécies arbóreas (Ex.: jurema preta, catingueira, mororó) de valor forrageiro cuja folhagem está fora do alcance do animal. Esta prática favorece bastante os caprinos, pois, estes têm preferência por plantas de folha larga.
Enriquecimento – Consiste em adicionar a vegetação já existente em uma caatinga raleada, outras espécies principalmente herbáceas (Ex.: capim-gramão). Esta prática tanto pode incrementa a produção de forragem de uma caatinga raleada, como pode, em áreas onde é feito o raleamento e não existe banco de espécies herbáceas nativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!