quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Comunidade Negra do Jatobá será beneficiada com Subprojeto de Abastecimento D´água

A comunidade Negra do Jatobá – Quilombola, situada na comunidade do Jatobá, Município de Patu/RN, é reconhecida pelo Governo Federal como descendente de Quilombo.

Em Abril deste ano a Equipe Técnica do CENTRO JUAZEIRO, elaborou para a Associação da Comunidade um Subprojeto de Abastecimento D´água e enviou para o PDS – Programa de Desenvolvimento Solidário, na ultima quinta feira o Conselho Estadual do Programa se reunião e aprovou o referido Subprojeto.
Será construído um Poço Amazona, uma caixa d´água elevada com capacidade de 20.000L e uma mini-adutora distribuindo água para as 30 famílias da comunidade. A proposta custará 46.716,77 tendo uma contrapartida da comunidade de 10,06%.
O Centro Juazeiro está trabalhando em Patu/RN com a parceria do STR, Prefeitura Municipal, o Conselho do FUMAC, o SEAPAC e o FORUM Municipal das Associações.

Nos últimos anos, vem ocorrendo, em todo o Brasil, uma mobilização das comunidades negras rurais, que gradativamente vivenciam processos de retomada de suas identidades quilombolas, o que significa se auto-afirmarem como grupo negro e reivindicarem o pertencimento a um determinado território e o reconhecimento por seus direitos enquanto grupo étnico. Todo esse fenômeno de etnogênese deve-se, em parte, à ação política do movimento negro e principalmente à promulgação da constituição Federal de 1988, que, em seu Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, aponta para a possibilidade de uma ação efetiva de reconhecimento de direitos dos descendentes de africanos que foram trazidos à força para o Brasil, na condição de escravos, desde o período da colonização portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!