quinta-feira, 22 de julho de 2010

Agroecologia, trocando experiências em busca de novos sonhos.

A Horta de Edson Tavares na Comunidade Cangaira é um dos grandes exemplos de produção Agroecológica do Semiárido Brasileiro. Hoje 22 de julho de 2010 aconteceu uma das mais importantes atividades de intercâmbios da Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, vinte e cinco agricultores e agricultoras, técnicos e técnicas dos Municípios de Messias Targino, Janduis, Almino Afonso e Patu, visitaram e trocaram experiências na Horta de Edson sobre a produção agroecologica e combate a desertificação no Semiárido Brasileiro. Essa ação faz parte do Projeto especial da Associação Santa Terezinha.

O Evento contou com a participação efetiva de alguns parceiros locais, como o Secretário de Agricultura do Município de Messias Targino, o Sr. Paulo Rodrigues e o técnico da EMATER, Aderban, além dos Técnicos do Centro Juazeiro os Agrônomos Paulo Almeida e Fabrício Edino e Leidianni Fernandes e representantes dos PDAs Carnaúba e Novo Sertão, Ivaneide e Amanda respectivamente.

O Intercâmbio foi muito bem avaliado pelos participantes, pois se teve a oportunidade vê na prática a produção em um sistema que caminha para uma agrofloresta. No mesmo ambiente é produzido vários tipos de frutas como: mamão, pinha, banana, maracujá, goiaba, manga, graviola e limão. Além das frutas, as hortaliças como: coentro, tomate, pimentão, couve, cebolinha, entre outras.

“Eu trabalho aqui na horta porque amo e gosto dessa atividade, falo com as plantas e sei quando cada uma delas precisa de água, alimento ou qualquer outra coisa” diz Edson. Ainda segundo Edson, parte da alimentação da família sai da Horta e ao final do mês é possível fazer em média um salário mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!