terça-feira, 13 de julho de 2010

Cata vento uma alternativa de convivência com o semiárido

A Comunidade do Canta Galo no Município de Messias Targino é um exemplo perfeito para se mostrar a importância do Cata vento. A Comunidade é formada por agricultores que fazem dessa tecnologia uma alternativa para melhorar a qualidade de vida. Hoje tem 7 Cata vento em pleno funcionamento. Todo o rebanho é alimentado com as águas levadas através dos cata ventos. Além dos animais, as famílias estão fazendo o aproveitamento desse potencial que é a energia eólica, uma energia limpa, para a irrigação de pequenas unidades de produção de frutas.
Existe uma grande diversidade de espécies frutíferas como, por exemplo, coco, banana, caju, goiaba, graviola, maracujá, cajarana, pinha, limão, cajá-manga, entre outras. Isso tem possibilitado as famílias uma melhor qualidade de vida, pois proporciona uma adequada soberania alimentar.
A Equipe do Centro Juazeiro vem fazendo o trabalho de assessoria técnica e com isso estão colhendo bons frutos. Segundo o Sr. Reno Teixeira “a produção de banana era muito pequena, tínhamos cachos com no Maximo 40 bananas, hoje estamos colhendo cacho com até 120 bananas”. É tanto entusiasmo que está sendo pensada com as famílias a ampliação das áreas de produção.

Um comentário:

  1. Quem planta, colhe!
    Essa frase escuto desde criança do meu Pai, Francsico Teixeira Diniz, (Chiquinho de Querobina), e vejo que todos nós, plantamos sempre para colher.
    Isso é o que está fazendo meu irmão Reno, essa pessoa maravilhosa que eu amo com toda força do meu coração, juntamente com toda a comunidade da ASSOCIAÇÃO.

    Um grande abraço para todos!

    Paulina

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários!