quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Agroecologia: Agricultura que produz frutos com qualidade e respeito ao meio ambiente

Em Messias Targino o Sr. José Pereira de Andrade e a Sra. Maria José Barbosa produzem hortaliças a partir de princípios agroecologicos. A horta fica a 2Km a oeste da sede do Município.



A Horta da família tem menos de 1ha, mais é possível vê uma grande diversidade de produtos: coentro, cebolinha, alface, pimentão, tomate, gerimum, melancia, melão de cheiro, cana de açuca, berinjela e batata. Todos esses produtos servem de base para a alimentação da família, além da alimentação o excedente é comercializado nas Feiras da Agricultura Familiar de Messias Targino e em Janduis. Outra parte dos produtos é comercializada através do Compra Direta. “É daqui da nossa horta que tiramos tudo que precisamos para viver, e viver com dignidade” José Pereira.

Em todo o processo de produção é trabalhado os princípios da agroecologia, a adubação é feita a base de composto orgânico e o controle de praga é natural, o ambiente se encarrega de controlar as pragas e as doenças. Além da produção agrícola a família também cria galinha caipira e pato.
O Centro Juazeiro vem apoiando ações e projetos dessa natureza, ações e projetos que possibilitam a convivência com o semiárido e a melhoria da qualidade de vida das famílias campesinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!