domingo, 16 de maio de 2010

Comunidade da DIVISA – Patu-RN inicia o cultivo Agroecológico de Hortaliças

A Comunidade da Divisa no Município de Patu-RN está implantando uma Horta Comunitária Agroecologica, essa ação é um fruto da parceria entre o PDA Novo Sertão, o SEAPAC e o Centro Juazeiro. Em forma de mutirão a comunidade montou um pequeno sistema de irrigação e iniciou os trabalhos práticos, a prática se deu com a formação e adubação dos canteiros. A adubação foi feita com esterco bovino curtido existente na própria comunidade. Foi preparado uma pilha de composto orgânico e para esse preparo foi utilizado, esterco bovino novo, esterco ovino também novo, palha de capim seco, folha de mangueira, esterco de galinha caipira, cinza e mata pasto, em seguida o composto foi coberto e molhado para manter a umidade.
Ao final da atividade de campo foi feito o plantio de coentro, cenoura e beterraba. Logo após, foi feito a cobertura do canteiro com palha de carnaúba e feito a irrigação.
Em uma avaliação simples, percebemos o interesse a determinação da comunidade em desenvolver o projeto, pois o resultado mostrou que em apenas um dia, foi preparado e plantado 50m de canteiro e construído uma pilha de composto. Para nós, a alegria é grande, pois começa a existir uma possibilidade das famílias de Patu se alimentarem de hortaliças agroecologicas e acima de tudo produzida no próprio Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!