sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Produção de sementes e autonomia da agricultura familiar

A família da Sra. Maria José Barbosa e o Sr. José Pereira, localizada na comunidade Junco de Cima, Município de Messias Targino/RN está produzindo sementes para o seu plantio. Ao longo do tempo as grandes empresas multinacionais vêm se especializando na produção de sementes e cada vez mais promovendo a perda da diversidade genética e com isso possibilitam o ataque de pragas e doenças, além do mais, as sementes produzidas de forma convencional estão agregadas a um pacote tecnológico com alto insumo como o uso de pesticidas.

Com a produção de sementes feita pelas famílias campesinas ocorre uma seleção natural que com o passar do tempo não há perda genética e as sementes ficam mais resistentes as pragas e as doenças. Outro fator positivo é autonomia que a família ganha, pois tem a certeza de que está plantando uma semente limpa, sem nenhum tipo de produto químico agregado a ela. Além de produzir sementes agroecológicas, tem em todo esse contexto um menor custo de produção e melhoria na renda familiar.

Hoje a família de Maria José e José Pereira produz sementes agroecológicas para o seu próprio cultivo, produzem para comercializar com outras famílias do Município e de outras regiões. Tem disponíveis sementes de Coentro, Cenoura, Alface, Melão de Cheiro, Pimentão e Jerimum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!