domingo, 25 de abril de 2010

I Encontro de Sementes Crioulas de Messias Targino

Aconteceu ontem dia 25 de abril de 2010 na Câmara Municipal de Messias Targino o I Encontro de Agricultores e Agricultoras sobre a importância das Sementes Crioulas. Participaram mais de 50 camponeses e camponesas, além dos agricultores (as) abrilhantou o encontro representantes da ASA, CPT, COOPERVIDA e Sertão Verde. Foram discutidos assuntos de grande importância, Junior da CPT, fez uma analise de conjuntura a nível de pais, de nordeste e Rio Grande do Norte, chama a atenção para o uso a preservação das sementes crioulas, coloca informações preocupantes sobre a expansão dos transgênicos e provoca as organizações para que essa discussões sobre as sementes crioulas sejam feitas de forma sistemática nas comunidades rurais. Muitos camponeses contaram suas histórias das suas sementes e suas estratégias de seleção e aramazenamento
Os Engenheiros Agrônomos Raniere Barbosa (Centro Juazeiro) e Carlos Georg (Seapac) fizeram uma discussão sobre a importância da seleção e armazenamento de sementes crioulas.
Ao final do encontro foram feitas trocas de sementes crioulas que os próprios agricultores e agricultoras trouxeram. Esse momento foi muito importante, pois estimulou as famílias a fazerem essa prática, da troca, do uso e da preservação das sementes.
De forma geral, o encontro foi muito importante, pois proporcionou a todas as pessoas uma melhor compreensão e a devida importância das sementes crioulas. Foram apontados alguns encaminhamentos, como: A participação no Encontro Estadual em Apodi que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio; O CENTRO JUAZEIRO e o SEAPAC irão preparar uma CARTILHA sobre a Seleção e Armazenamento de Sementes Crioulas, assim como, a sua importância; e a construção de 3 casas de Sementes Crioulas para esse ano de 2010.
O Encontro foi uma realização do CENTRO JUAZEIRO, FORUM DAS ASSOCIAÇÕES, STR DE MESSIAS TARGINO, PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO, CAMARA MUNICIPA, PDA CARNAUBA E SEAPAC.

2 comentários:

  1. È muito bom termos acesso as informações da cidade, mas ninguém é capaz de imaginar, o quanto é importante saber as novidades da zona rural, pois é através desses pequenos empreendedores que as pessoas sobrevivem, se alimentam, se sustentam.
    Parabéns a Associação Esperança! Parabéns a humildade dos colaboradores, parabéns aos dirigentes do Centro Juazeiro. Que continuem assim, divulgando esse trabalho que nos fortifica e enternece os nossos corações!

    Paulina Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Bela foto de Reno e duas celebridades do nosso interior.
    Humildade sem limites.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários!