quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Uso e preservação de sementes crioulas, uma estratégia de convivência com o semiárido

As famílias beneficiada do Projeto Especial de Agroecologia e combate a Desertificação no Semiárido Brasileiro, projeto esse elaborado e executado pela Associação Comunitária Santa Terezinha em parceria com o Centro Juazeiro, se reuniram na sede do Centro Juazeiro com outros parceiros como o Forum das Associações (Manoel Neto) e a Secretária de Agricultura do Município de Messias Targino/RN (Paulo Rodrigues). Discutiram sobre a implantação dos sistemas de agroflorestas e estratégias a serem seguidas.

A Equipe do Centro Juazeiro, informou que todos os materiais foram adquiridos e que até segunda feira estarão sendo entregues. Foi feito uma discussão de estratégia de ação. Todas as famílias definiram trabalhar em seus sistemas agroflorestais a coleta, armazenamento e uso de sementes nativas, assim como, a produção e armazenamento de sementes de hortaliças e plantas frutíferas.

Estratégia de ação:

  • Atividades de campo para coletar sementes nativas e armazenar para posterior plantio nos ambientes de trabalhos;
  • Dia de campo para produção de mudas e sementes de hortaliças, frutíferas e plantas nativas de forma agroecologica;
  • Oficina prática sobre produção de adubos orgânicos; e
  • Implantação dos sistemas até o final de agosto.
O Centro Juazeiro e a Associação Santa Terezinha estão desenvolvendo essas ações de Agroecologia nos Municípios de Messias Targino, Janduis, Patu e Almino Afonso. Esses momentos têm sido muito rico, primeiro devido a participação das famílias camponesas e de muitos parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!