quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uso de adubo orgânico na agricultura aumenta a produção de alimentos


Zé de Militão e seu filho fazendo a revirada e molhando o esterco de bovino

O Uso de adubos orgânicos na agricultura de sequeiro possibilita uma maior produção de alimentos para os camponeses. A terra produz o alimento que os vegetais precisam, isso ocorre devido a uma série de processos dentro do próprio solo, como por exemplo: a ação da chuva, do sol, dos micróbios, dos vermes do solo, do vento, do ar e outros, com a ação conjunta desses elementos a rocha vai se decompondo e se transformando em minerais essenciais para as plantas, como o Nitrogênio, o Phosforo, Potássio, e outros como o Boro, Manganês e outros importantes.
Uma adubação simples é a base de esterco bovino, essa adubação pode ser feita com adubo de ovelha, caprino, bovino, galinha ou de outros animais, todos esses adubos devem ser curtido e colocado sobre o solo e em seguida misturado ao mesmo para que assim possa ser absorvido pelas plantas.

O processo para curtir o esterco é o seguinte, primeiro faz um monte e em seguida molha, deixa descansar por três dias, logo após esse tempo faz a primeira revirada, mexendo todo o material. Daí por diante, fica revirando e molhando de dois em dois dias. O ponto ideal é quando o esterco estiver frio. OBS. Sempre quando for molhar não deixe escorre água, se isso acontecer está perdendo parte dos nutrientes, ou seja, do adubo.

O esterco pode e deve ser aplicado antes do preparo da terra com o arado. Com o arado faz-se o revolvimento, digo, a mistura com o solo, deixando fácil para as reizes absorverem o adubo e assim possibilitar o desenvolvimento uma maior produção de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!