quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Sintraf e Associação discutiram Programa de Aquisição de Alimentos em reunião

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) e Associação dos Agricultores Familiares de Messias Targino, que tem como presidente, Manoel Cardoso Neto, realizou na segunda-feira (13), uma importante reunião com a participação de mais de 50 participantes entre agricultores e agricultoras familiares onde discutiram o Programa Aquisição de Alimentos (PAA).O Presidente do Sintraf, Pôla Pinto, fez uma apresentação de todos os aspectos do Programa Aquisição de Alimentos (PAA), desde a criação da lei e como acessar o programa. O sindicalista destacou que tanto as doações que várias instituições estão recebendo através da parceria do Sintraf como o projeto da Associação dos Agricultores Familiares tem sido de grande importância, pois tem servido para fortalecer a agricultura familiar. As ações do Compra Direta e PENAE que estão sendo executadas no município também foram destacadas durante a reunião.

Pôla Pinto disse que tem sido de grande importância as parcerias firmadas com a prefeitura através da prefeita Shirley Targino para garantir que esses projetos e programas se desenvolvam no município.
A agricultora familiar, Maria José, fez um relato do sistema de produção no município e destacou que o projeto do Compra Direta e PENAE, tem feito com que os agricultores produzam com segurança, pois tem como seus produtos serem comercializados. Ela também enfatizou o apoio que as entidades e a prefeitura tem dado em todo processo desde da produção a comercialização.

O presidente da Associação dos Agricultores Familiares, Manoel Cardoso Neto, registrou a importância social que tem o projeto Banda de Música Filarmônica da Juventude Solidária, que vem realizando um trabalho com mais de 70 jovens. Ele também lembrou que o apoio da prefeitura foi decisivo para a execução do projeto.
Também foi feito uma avaliação do projeto da CONAB que a Associação está executando, onde foram beneficiados 18 agricultores e três instituições que receberam os produtos. Ao final ficou definido que considerando os resultados que tem sido gerado pelas as ações do Programa Aquisição de Alimentos (PAA), em Messias Targino, a Associação deverá apresentar um novo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!