terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO NO CAMPO: MUDANDO A REALIDADE DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS

O êxodo rural é uma problemática que vem sendo bastante questionada no cotidiano das comunidades tradicionais. Tendo em vista que é da agricultura familiar, que vem cerca de 75% da alimentação dos brasileiros, onde a maioria dessas famílias, acabam tendo que migrar para as grandes cidades por falta de suporte no que se refere às questões básicas de saúde, moradia, educação, geração de renda etc., para que, permaneçam cultivando e produzindo em suas terras.

Entre esses fatores, está à questão da educação, que é a base para se construir um mundo cada vez melhor, já dizia o grande mestre Paulo Freire, “a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas é que mudam o mundo”.

Uma realidade diferente, encontramos no intercâmbio realizado nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011, à cidade de Tururu-CE com pouco mais de 14.000 habitantes, onde foi realizado, troca de experiências entre as comunidades quilombolas de Conceição dos Caetanos e Águas Pretas.

Na comunidade de Conceição dos Caetanos, vivem cerca de 250 famílias, as quais, contam com uma educação de qualidade, escolas com turmas do 1º ao 9º ano e professores tendo o prazer de ensinar uma educação contextualizada voltada para a realidade local, bem como, para a valorização de comunidades quilombolas.

Na escola Caetano José da Costa, a diretora Auxiliadora e a coordenadora Wilma relatam que “aqui os projetos são trabalhados visando o resgate da cultura, a valorização da identidade negra”.

O município está de parabéns por incentivar e valorizar a educação dessas pessoas e a permanência das mesmas em suas terras em especial a secretaria de educação na pessoa de dona Hildete Bonfim que é uma mulher determinada e que abraçou essa causa.

Um comentário:

  1. Valeu a atualização!

    Nosso sertão é show, só precisamos chuva que em breve virá, se Deus quiser!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários!