quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lançamento da Cartilha de Agroecologia e Combate a Desertificação

O Centro Juazeiro e a Associação Comunitária Santa Terezinha fizeram o LANÇAMENTO da Cartilha: Agroecologia e Combate a Desertificação Experiências Camponesas. O Lançamento aconteceu em Janduis e contou com a participação de entidades parceiras e principalmente as famílias que tiveram suas experiências sistematizadas, de forma especial dos Municípios de Janduis, Messias Targino e Patu.

O Presidente da Associação Comunitária Santa Terezinha, Antônio Rênio Gurgel fez a abertura e colocou da importância do documento, ele falou que é uma materialização dos esforços da Visão Mundial, da Associação Santa Terezinha, do Centro Juazeiro e principalmente do trabalho e da dedicação das famílias campesinas.

Carla Regina fez um breve resgate histórico e destacou a importância do trabalho que foi feito pelo Centro Juazeiro, de forma especial pelos Engenheiros Agrônomos: José Flaviano B. de Lira e Fabrício Edino.

O Centro Juazeiro foi representado por Fabrício Edino que apresentou os resultados do projeto, dentre esses, destacou os trabalhos com agroecologia a produção de sementes, agrofloresta, diversidade e economia solidária.

A agricultura Maria José destacou a importância do trabalho para produção de sementes e Edson Tarvares comentou os desafios para o desenvolvimento de uma produção diversificada.

O Presidente do SINTRAF, Póla Pinto, fez uma importante avaliação dos trabalhos de agroecologia que vem sendo desenvolvido no Município de Messias Targino e para tanto destacou a importância da competência da equipe técnica do Centro Juazeiro. Do mesmo modo, Manoel Cardoso Neto – Coordenador do Fórum de Messias Targino e Secretaria Municipal de Agricultura de Messias Targino, colocaram da disposição que as entidades tem para a execução de projetos e ações em parceria.

Segundo o Engenheiro Agrônomo do Centro Juazeiro o Sr. Fabrício Edino, essa Cartilha com essas oito experiências sistematizadas tem como principal objetivo a valorização dos trabalhos de agroecologia e de economia solidária, mais principalmente mostrar para outras famílias que é possível produzir sem agredir o meio ambiente e acima de tudo com responsabilidade ambiental, econômica e principalmente social.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!