quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Rede Pardal realiza planejamento para 2011

A Rede Pardal composta por 10 organizações do Estado do Rio Grande do Norte realiza o planejamento para 2011. O Encontro aconteceu em Mossoró/RN, no Seminário Santa Terezinha e contou a participação de 23 profissionais que desenvolvem assessoria técnica aos camponesas das mais diversas regiões do Estado.

Entidades que participaram: CENTRO JUAZEIRO, AACC, COOPERVIDA, CEACRU, CPT, Centro Terra Viva, Núcleo Sertão Verde, Centro Pe Pedro e TECHNE. Essas organizações foram representadas por profissionais das mais diversas áreas, como: Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, com atuação e grande experiências com a agricultura familiar de base camponesa.

Segundo a Equipe do Centro Juazeiro “A Rede Pardal pensa o desenvolvimento da Agricultura Familiar de base Camponesa a partir da agroecologia” e Agroecologia é aquela agricultura que trabalha a produção de alimentos com a observância constante nas relações com o meio ambiente, na cultura, em gênero e geração, enfatiza.

Fabrício Edino – Engenheiro Agrônomo do Centro Juazeiro fala que a Rede Pardal defende a agroecologia como ponto chave para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar de base camponesa. A sociedade tem um papel fundamental nesse processo, ao escolher consumir um determinado tipo de alimento tem ter as informações necessárias do processo de produção, se teve aplicação de produtos químicos, se respeitou a vida no ecossistema, se teve exploração de trabalho infantil se teve inclusão e valorização de mulheres e jovens. Nesse sentido, a responsabilidade da sociedade aumenta a sua responsabilidade com a inclusão social e com e com o cuidado com o meio ambiente.

Nesse Primeiro dia está sendo trabalhado uma analise da conjuntura para que todas as entidades, técnicos e técnicas possam entender melhor a realidade do Mundo, do Brasil, do Rio Grande do Norte e dos Municípios em que atuamos. Conforme informações da Secretaria Executiva da Rede, a TECHNE, buscaremos planejar as nossas ações que serão trabalhadas pelas entidades da rede durante todo esse ano. Acrescenta ainda que tem projetos importantes em andamento, como é caso dos Projetos de ATER – SAF/MDA, Balaio de Economia Solidária com apoio da União Européia e outros com execução nas regiões do Mato Grande e Oeste.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!