sábado, 16 de junho de 2012

COMPOSTO ORGÂNICO_Um alternativa para agricultura de base agroecológica


COMPOSTO ORGÂNICO_Um alternativa para agricultura de base agroecológica

Compostagem é um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos como palhadas, estercos, restos de alimentos, em substâncias húmicas, isto é, em matéria orgânica homogênea e estabilizada, de cor escura e rica em partículas coloidais. Pronta para ser utilizada como composto orgânico. Sua aplicação melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, configurando-se numa alternativa simples e de baixo custo para ser utilizada em diversas culturas.
O composto orgânico deve possuir as seguintes características, conforme os cinco itens abaixo: (fonte: MAPA, 2005)
1. Matéria orgânica total, com valor = Mínimo de 40%, com tolerância = Menos 10%;
2. Nitrogênio total, com valor = Mínimo de 1,0%, com tolerância = Menos 10%;
3. Umidade, com valor = Máximo de 10%, com tolerância = Mais 10%;
4. Relação C/N = com valor = Máximo de 18/1, com tolerância = 21/1; e
5. Índice de pH = com valor = Mínimo de 6,0, com tolerância = Menos 10%.
No composto, devem estar ausentes as seguintes substâncias: agentes fitotóxicos, agentes patogênicos ao homem, aos animais e às plantas; metais pesados; agentes poluentes; pragas e ervas daninhas.
O primeiro passo da produção do composto é juntar os resíduos orgânicos, numa proporção de três quartos em volume de restos vegetais por um quarto de estercos ou outros meios de fermentação, que devem ser bem misturados no próprio local. Caso os resíduos vegetais estejam secos, faz-se necessário irrigar sem, contudo, encharcar.
Na primeira semana, recomenda-se deixar o material em repouso, acrescentando só água, após este período revolvê-lo semanalmente, ou quando houver mal-cheiro. A irrigação do material se faz necessária sempre que sua umidade estiver baixa. Na prática ao apertá-lo entre os dedos ele deve soltar água como uma esponja que já foi espremida antes.
No máximo em noventa dias o composto orgânico estará pronto. Pode ser aplicado diretamente sobre o solo ou incorporado. O mesmo pode ser usado próximo à sementes, mudas ou plantas adultas por não causar nenhum problema.
Como exposto, a fabricação e utilização do composto orgânico é muito simples e de baixo custo, principalmente na região onde há abundância de esterco bovino e resto de plantas, se configurando numa excelente alternativa para agricultores familiares que cultivam hortaliças, pomares e lavouras de subsistência.

Frederico Olivieri Lisita
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!