quarta-feira, 20 de junho de 2012

A seca de 2012 é considerada a maior dos últimos trinta anos

A seca de 2012 é considerada a maior dos últimos trinta anos
Seca no Nordeste brasileiro


O Nordeste tem 1.013 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, segundo levantamento do Ministério da Integração Nacional. Com isso, são 4 milhões de pessoas afetadas diretamente pela seca na região. E não há previsão de chuva para o sertão nordestino nos próximos dias. No litoral, chove desde quarta-feira (13).

Mais de mil cidades nordestinas estão em estado de emergência por causa da seca

Onde antes era capim, agora só resta cactos. A criação de animais na Bacia Leiteira de Alagoas está comprometida por conta da estiagem. A seca começou a se espalhar novamente pelo Nordeste. Segundo dados das defesas civis e estaduais, mais de 750 municípios já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.

“Estamos monitorando a parte leste da região, que vai da Bahia ao Rio Grande do Norte. A previsão é chuva forte. Volta e meia, a chuva pode ser moderada. Para o interior, não há previsão”, informou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Odete Chiesa.

A temporada de chuvas no interior da Região Nordeste ocorre entre fevereiro e abril, mas, este ano, praticamente não choveu. Geralmente, quando a chuva não vem nessa época, a probabilidade é que não chova mais no restante do ano, informou a meteorologista.

O Ministério da Integração Nacional anunciou esta semana que há R$ 2,7 bilhões disponíveis para ações emergenciais de combate à seca, como a contratação de carros-pipa, a instalação de mais de 30 mil cisternas e a recuperação de 2,4 mil poços no âmbito do programa Água para Todos.

Fonte: Portal UOL
Postado por Francisco Alexandre da Costa às 15:00

O Povo do semiárido espera uma ação forte por parte dos governos (Municipais, Estaduais e Federal). A Situação é crítica e urgente. Os agricultores querem ações estruturantes e de convivência com o semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!